Falcoaria e Conservação no Brasil

Embora a falcoaria nas Américas seja jovem em um contexto global, as contribuições pioneiras feitas pelos falcoeiros à conservação da ave de rapina são notáveis.

 

O AmFalcon.org foi desenvolvido com o apoio do Grupo da IUCN para Uso Sustentável e Gestão de Ecossistemas (SUME) e da Associação Internacional de Falcoaria e Conservação de Aves de Rapina (IAF) para compartilhar, promover e inspirar a conservação de aves de rapina por Falcoeiros nas Américas do Norte, Central e do Sul.

 

Por isso, abaixo você terá acesso a alguns projetos de conservação no Brasil. Para mais informação acesse os links das páginas referente ao Projeto que você deseja obter mais detalhes.  

Global Falcons - Projeto Águia Cinzenta
24 nov 2019 @ Projeto Águia Cinzenta - Brasil

O projeto Águia-Cinzenta busca levantar dados em todo o território nacional, visando estabelecer estratégias de conservação para a espécie. Percorremos diversas regiões em diferentes biomas priorizando áreas do Cerrado. A espécie é monitorada em reservatórios de Usinas Hidrelétricas, fazendas, estradas, linhas de transmissão e em áreas protegidas (UC’s). Esta águia é pouco conhecida, dados sobre a sua ecologia no Brasil são escassos, o que limita a elaboração de metas para a sua conservação.
O projeto já monitora algumas áreas de reprodução da espécie, onde os ninhos e seus filhotes são acompanhados, identificando o sucesso reprodutivo de cada região.
Por se tratar de uma ave de rapina de grande porte e ocupar extensas áreas, a Educação Ambiental é fundamental para reduzir ameaças como a caça e a perseguição antrópica, garantindo a permanência da espécie no meio rural. (Global Falcons)

Link website - http://globalfalcons-org.umbler.net/aguia-cinzenta/

Global Falcons - Projeto Falco Deiroleucus
24 nov 2019 @ Projeto Falco Deiroleucus - Brasil

O projeto de pesquisa para conservação de Falco deiroleucus teve início em 2009 no Espírito Santo orientado pela publicação do primeiro registro da espécie para o estado vide Simon et al. (2009), para o município de Fundão.
O estudo teve início na área de ocorrência da espécie em busca de sítios reprodutivos, para a coleta de informações valiosas relacionadas ao ciclo de vida dessa ave, dando suporte para estudos mais aprofundados.
Já são nove anos de dedicação e estudos, e muitas informações inéditas foram coletadas. Hoje o projeto acompanha dois sítios reprodutivos no estado do Espírito Santo, onde diversos filhotes tiveram seu desenvolvimento assistido. Também conta com registros isolados de indivíduos em outros estados a fim de conhecer a distribuição da espécie em todo o país. (Global Falcons)

 

Link website: http://globalfalcons-org.umbler.net/falco-deiroleucus/

Global Falcons - Rapinantes Migratórios
24 nov 2019 @ Projeto Rapinantes Migratórios

O projeto “Rapinantes Migratórios” é o projeto de conservação desenvolvido pela GLOBAL FALCONS com o falcão-peregrino, e águia-pescadora, ambos migrantes do hemisfério norte. O principal alvo do projeto é o falcão peregrino, espécie cosmopolita, que ocorre em todo o mundo, exceção para a Antártida, e centro do deserto do Saara. 

 

ANILHAMENTO E MONITORAMENTO POR SATÉLITE


São capturados indivíduos migrantes, oriundos do hemisfério norte, estes recebem anilhas do CEMAVE, e se possível recebem rádios transmissores por satélite, que demonstram os deslocamentos dos indivíduos monitoramento dos indivíduos anilhados. Estas atividades também são aplicadas as águias-pescadoras (Pandion haliaetus), espécie piscívora e no Brasil aparece em qualquer época do ano como visitante do hemisfério norte, onde se reproduz.


REABILITAÇÃO E SOLTURA DOS INDIVÍDUOS


A GLOBAL FALCONS faz parcerias com instituições integrantes do SISNAMA nas mais diversas esferas, ou com ONGs, OSCIPS, CETAS e CERAS para recepcionar falcões peregrinos em condições mentais e físicas adequadas para serem reabilitados. Estas aves após serem examinadas por médicos veterinários são encaminhadas para falcoeiros experientes que integram a equipe de reabilitadores da GLOBAL FALCONS. As aves são treinadas para recuperar o condicionamento físico necessário para sobreviver, e quando estão aptas para soltura recebem a anilha do CEMAVE e se possível é instalado um rádio transmissor GPS para monitorar seus deslocamentos migratórios. (Global Falcons) 

Link website: http://globalfalcons-org.umbler.net/rapinantes-migratorios/

 

NOTA IMPORTANTE:

 

Muitas espécies de aves de rapina encontram-se ameaçadas de extinção em decorrência de diversos fatores de origem antrópica. Das 99 espécies rapinantes existentes no Brasil, 35 encontram-se ameaçadas de extinção em uma ou mais listas regionais, e 15 ameaçadas ou quase ameaçadas nacionalmente.

 

Lista_das_aves_de_rapina ameaçadas_de extinção_no_Brasil.

Fonte:
http://www.avesderapinabrasil.com/

© Aves de Rapina Brasil